terça-feira, 5 de abril de 2011

Cinnamon roll e um fim de semana delicioso



Observação inicial: esta deve ser a pior foto do mundo, mas é a única que eu tenho do cinnamon roll prontinho... O resto foi devorado!

Este fim de semana foi totalmente dedicado à culinária. No sábado, eu, meu marido e um casal de amigos jantamos em um restaurante fantástico (Praça São Lourenço, graças ao Restaurant Week!). No domingo, outro restaurante delicioso: Tandoor (último dia de Restaurant Week!). Domingo à tarde, como se não bastasse toda essa comilança, decidi fazer cinnamon rolls.

Vi essa receita há bastante tempo e sempre quis fazer. Comprei todos os ingredientes, tomei coragem e botei a mão na massa - literalmente. Fiz apenas metade da receita, e consegui uns 30 rolls.

Junto com os cinnamon rolls tomamos café. O café foi receita nova também: café, calda de chocolate e sorvete de creme (não necessariamente nessa ordem). Uma delícia feita por Cris + Werner.

Cinnamon rolls
(tirada daqui; apenas não fiz a cobertura, que não deu muito certo. Abri uma lata de leite condensado, usei como cobertura e deu super certo)
Rendimento: uns 30 rolls

Ingredientes (para metade da receita original)
- 2 xícaras de leite (integral; aqui em casa não entra leite desnatado)
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 7g de fermento biológico seco (um pouco menos do que um pacotinho)
- 5 xícaras de farinha
- 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 1/2 colher (sopa) de sal
- 100g (1 tablete) de manteiga derretida
- 1 xícara de açúcar
- canela a gosto

Modo de preparo
Em uma panela grande, coloque o leite, o óleo e 1/2 xícara de açúcar e esquente até quase ferver. Desligue o fogo antes de ferver e deixe esfriar por meia hora, até estar morninho. Nesse ponto, adicione o fermento biológico.


Deixe o fermento agir por um minutinho. Observe a mágica acontecendo - não acontece nada de diferente, mas é divertido usar fermento biológico... hehe.

Adicione 4 xícaras de farinha e misture. A massa vai ficar bastante grudenta, o que é normal.


Cubra a panela com um pano e deixe descansar por pelo menos uma hora. Faça como eu, e aproveite para fazer alguma coisa útil, como assistir a um seriado ou salvar uma donzela em perigo.

Após uma hora, olha que belezinha:


A massa já cresceu o suficiente para continuar a receita. Adicione mais uma xícara de farinha, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal e misture tudo. Se quiser guardar a massa, guarde-a nesse ponto na geladeira. Mas se quiser continuar (o que eu recomento), espalhe bastante farinha sobre uma superfície lisa (como a pia da cozinha) e abra a massa com um rolo.

Como minhas mãos estavam ocupadas com a massa, não tirei foto dessa etapa... Mas a massa deve estar bem fina, num formato retangular. Derreta a manteiga e espalhe sobre a massa com um pincel culinário. Coloque bastante manteiga, pois assim a massa não resseca no forno.

Falando em forno, preaqueça-o a 200 graus.

Após espalhar a manteiga, polvilhe 1/2 xícara de açúcar e a canela por toda a massa. Se achar necessário, coloque mais açúcar. Em seguida, enrole a massa, formando um rocambole comprido. Corte rodelas da massa e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga.

Os rolinhos ficarão assim:


Coloque a assadeira no forno e deixe assar por aproximadamente 20 minutos. Os rolinhos devem sair branquinhos, pois a massa fica mais macia.

No site original tem a receita da cobertura, que parece ser uma delícia. Mas, como já disse, nada como o bom e velho leite condensado para quebrar um galho de vez em quando. Se estiver com pressa e sem vontade de testar coberturas novas, apele para o leite moça e aproveite.

Ah. O cheirinho de canela que sai do forno é lindo, perfuma a cozinha o dia inteiro.

Enjoy!

3 comentários:

  1. Aia ai ai... deu água na boca!!
    Vc acredita que não fui nenhum dia no restaurant week... vou ter que esperar ano que vem... :p

    ResponderExcluir
  2. Me parece que tem Restaurante Week de novo no segundo semestre! Vou ficar de olho e aviso por aqui!

    ResponderExcluir

Seguidores