segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Biscoitinhos de Natal ou Biscoitinhos de Especiarias



Esta receita é uma tradição da minha avó, e há alguns anos eu e minha irmã começamos a fazer todo Natal. Os biscoitos são uma delícia, ficam lindos e são uma ótima opção para presentear no final do ano. Além disso, o cheiro que fica em casa enquanto os biscoitos assam é divino.

Biscoitinhos de Natal ou Biscoitinhos de Especiarias
(receita da minha avó)
Rendimento: um monte.

Ingredientes
- 6 xícaras de farinha + um tequinho
- 2 colheres (sopa) de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e fria
- 2 ovos + 1 para pincelar
- 1 xícara de mel
- 1 colher (café) de canela em pó
- 1 colher (café) de noz moscada em pó
- 1 colher (café) de cravo em pó
- açúcar cristal para enfeitar

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 graus.

Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o fermento. Faça um buraco na mistura, assim:


Depois, vá adicionando cada ingrediente na tigela, deixando por último as especiarias. Aí vem a parte divertida: ponha a mão na massa! Misture tudo com a mão, sem ter medo de ser feliz. Dica: use apenas uma mão para misturar, e a outra use para girar a tigela e abrir a torneira.

Enquanto mistura, verifique se a massa não está muito úmida; se estiver, adicione um pouco mais de farinha. Por último, lave bem as mãos e encoste o dedo para ver se a massa gruda; se não grudar, está no ponto. Veja como fica:


Em seguida, separe uma área lisa de seu balcão ou pia (de preferência uma pia de granito) para abrir a massa. Não precisa abrir tudo de uma vez, esta massa é fácil de trabalhar e você pode ir pegando aos poucos. Abra a massa com um rolo até a altura de aproximadamente 1 cm. Use cortadores variados para fazer os biscoitos (os cortadores de metal são sempre melhores). Este ano usei vários: coração, estrela, anjo e homenzinho.




Oh... Que brega!

Coloque os biscoitos em assadeiras com teflon. Em seguida, pincele os biscoitos com ovo e enfeite-os com o açúcar cristal (eu poderia economizar, mas é muito mais divertido jogar um monte de açúcar em cima).

Coloque no forno. Os primeiros biscoitos demoram para assar, mas os outros assam bastante rapidamente, então tome cuidado para não queimá-los. Retire do forno quando os biscoitos estiverem levemente dourados nas laterais.


Enjoy!

5 comentários:

  1. Vou comprar mel e ME AGUARDE! Obrigada por dividir.

    ResponderExcluir
  2. Espero que dê certo, Leila! É uma dilícia! =)

    ResponderExcluir
  3. Aiii Lili, estava eu fuçando no google procurando biscoitinhos natalinos e achei teu blog! Afff,que delícia, moça, vc é bem caprichosa!! Já fiquei fã e vou te add no meu bloguinho de artes e culinária.

    Vou fazer a receitinha da sua vó, depois te conto rsrs..
    beijo até breve!

    Lu C.

    ResponderExcluir
  4. rende pra quantas pessoas?

    ResponderExcluir
  5. quanto tempo para assar?

    ResponderExcluir

Seguidores