segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mini cheesecake



Nunca gostei muito de cheesecake, mas não resisti a essa belezinha em miniatura. Além disso, meu marido é louco por cheesecake, então decidi testar. E o resultado foi delicioso! Além disso, é muito fácil de fazer.

Mini cheesecake
(receita adaptada daqui)
Rendimento: 8 mini cheesecakes

Ingredientes para a massa
- 1/2 xícara de biscoito moído no liquidificador (pode ser maizena, maria, de chocolate...) - 1/2 xícara é mais ou menos meio pacote
- 1/2 colher (sopa) de açúcar
- 1 1/2 colher (sopa) de manteiga derretida

Ingredientes para o recheio
- 250g de cream cheese em temperatura ambiente
- 1/4 xícara de açúcar
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 1 ovo batido
- 1/4 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Forre uma assadeira para cupcakes com forminhas de papel.

Em uma tigelinha, misture o biscoito moído com o açúcar e a manteiga até ficar uma farofinha úmida. Distribua uniformemente entre as 8 forminhas, amassando a farofa no fundo. Eu usei um copinho de pinga para me ajudar nessa tarefa (e olha que eu nem bebo!).


Coloque a assadeira no forno por 10 minutinhos. Depois, deixe esfriando em uma gradinha. Abaixe o forno a 150 graus.

Para o recheio, coloque em uma batedeira o cream cheese e bata até ficar cremoso (alguns minutos). Adicione o açúcar e a baunilha e bata até misturar bem. Junte o ovo e bata novamente. Não se esqueça de raspar a lateral da batedeira! Por último, adicione o creme de leite e bata por 1 ou 2 minutos.

Distribua o recheio igualmente entre as forminhas. Como ele não cresce, não tenha medo de colocar bastante, até quase encher.




Coloque no forno e deixe assando por 20 a 25 minutos.

Agora, uma informação muito importante: os cheesecakes devem sair do forno ainda moles no meio. Quando você balançar a assadeira, o recheio vai mexer que nem gelatina. Você vai ficar com medo, achando que ainda não está no ponto, mas você vai confiar em mim. Ouviu? Confie em mim.

Assim que tirá-los do forno, coloque-os para descansar em cima da grade e esqueça-os por uma meia hora. Vá fazer uma hidratação no cabelo. Quando passar a meia hora, volte à cozinha e balance a assadeira: eles não estarão moles! É o poder da experiência.


Eles estarão lindinhos e firmes o suficiente. Coloque a assadeira na geladeira por pelo menos duas horas antes de desenformar e servir.

Para a cobertura, você pode fazer do zero, como no blog original da receita, ou pode comprar uma geléia de ótima qualidade e espalhar por cima dos bolinhos na hora de servir. Foi o que eu fiz, já que não é fácil achar mirtilo ou framboesa de última hora. Coloque a geléia de sua preferência. A que eu coloquei foi escolha do meu marido: framboesa sem pedaços de fruta, da Queensberry. Ótima escolha, por sinal.


Enjoy!

5 comentários:

  1. vigi que chique!!!!! amei seu blog Li!!!!! Vo entrar sempre agora pra preparar umas surpresas pro maridinho! hahaha!!!
    Paula Tognolo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulinha!
    Que bom que você gostou! To testando colocar receitas sempre! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pri!
    Esse mini cheesecake é bem gostosinho! E fica uma graça... =)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. que lindos!
    adoro cheesecakes! vou tentar fazer estes!!
    bjs
    Gi

    ResponderExcluir

Seguidores